Um dos próximos veículos elétricos da General Motors será um sedã e chegará ao mercado em 2025.

A revelação do novo carro conceito FRN-XE no Salão de Guangzhou 2022 marca a diversificação do portfólio da Chevrolet. Quando se trata da fabricante norte-americana, estamos acostumados com SUVs e picapes com motor de combustão interna e propulsores elétricos, mas a demanda de 2025 é um pouco diferente. O concept car antecipa o primeiro sedã elétrico da marca.


Carro-conceito FNR-XE

Desenvolvido localmente pela GM no Pan Asia Technical Automotive Center (PATAC) em Xangai, o conceito FNR-XE é o primeiro carro-conceito da Chevrolet a adotar esta nova plataforma e espera-se que seja a próxima evolução na linguagem de design EV da marca.


Design do primeiro sedã elétrico da Chevrolet


Sobre o visual do FNR-XE, ele tem a forma de um sedã e o design é dominado por linhas retas que lembram os clássicos muscle cars da marca, mas com visual robusto e moderno. 



A frente usa várias faces anguladas como elemento trapezoidal principal, mas com o capô inclinada para baixo e as linhas laterais tornam o todo muito agressivo. O objetivo é claro: reduzir a oposição e resistência ao vento e utilizar a aerodinâmica superior para melhorar a autonomia do veículo.


Além dos vincos proeminentes, a dianteira usa uma linha de LEDs estreitos que percorrem toda sua extensão, de ponta a ponta, iluminando o logo da Chevrolet. Logo abaixo está a saída de ar que se estende até o para-lamas frontal em preto brilhante espelhado.



A vista do perfil, as maçanetas embutidas, rodas aerodinâmicas e coluna C íngreme dão ao conceito três volumes uma aparência de fastback.


A tecnologia do conceito FNR-XE 

No quesito tecnologia, tudo o que sabemos até agora é que o conceito é baseado na arquitetura dedicada Ultium. Segundo a imprensa local, o veículo irá compartilhar alguns elementos técnicos com o vindouro Chevrolet Equinox EV, o SUV elétrico confirmado para o Brasil e que será lançado neste ano de 2023.

O Chevrolet FNR-XE será vendido no Brasil?

Como dito acima, o FNR-XE é desenvolvido no centro de design da GM localizado em Xangai. A montadora não esconde que o sedã foi pensado para o mercado chinês, que ainda responde pela maioria dos carros novos vendidos no país. No entanto, a GM não desconsiderou a possibilidade de vender a versão final em outros mercados.