Durante o período de 12 a 23 de junho, a General Motors decidiu estender o regime de layoff para todos os colaboradores de sua fábrica em São José dos Campos. Essa medida temporária de dispensa visa lidar com as demandas de produção e ajustar a força de trabalho às necessidades atuais da montadora.


De acordo com um comunicado divulgado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, além dos modelos S10 e Trailblazer, a produção dos veículos Onix Joy e Prisma Joy também será suspensa durante esse período. A interrupção temporária da fabricação desses modelos visa atender às necessidades de ajustes na produção e adaptar-se às condições atuais do mercado automobilístico.


Além dos trabalhadores do setor produtivo, os funcionários do departamento administrativo também serão incluídos na dispensa temporária de serviço. Além disso, como parte das medidas adotadas, está previsto um período de férias coletivas para os trabalhadores do setor de transmissão, programado para ocorrer entre os dias 19 e 28 de junho. Essas ações têm como objetivo ajustar a força de trabalho da empresa às necessidades atuais e otimizar a eficiência operacional.


A paralisação é atribuída pela GM à queda na demanda.


Devido à diminuição da demanda e à desaceleração do setor automotivo, a montadora justificou a paralisação dos serviços em sua planta localizada na região do Vale do Paraíba. Essa medida foi adotada como resposta às condições atuais do mercado, buscando ajustar a produção às necessidades e garantir a eficiência operacional da empresa.


Aproximadamente 4 mil colaboradores ficarão sem atividade durante esse período de paralisação, o que resultará na interrupção da produção de cerca de 3 mil veículos pela GM. Essa situação certamente terá um impacto negativo no planejamento estabelecido para o primeiro semestre de 2023, exigindo uma revisão das metas e estratégias da montadora para esse período.


“É claro que a extensão da parada traz preocupação para o Sindicato. Por isso mesmo, estamos prontos para lutar em defesa dos empregos. Os trabalhadores já votaram, em assembleias no dia 1º, que não aceitarão medidas que representem demissões ou redução nos direitos”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Valmir Mariano.


É importante ressaltar que, mesmo diante da queda nas vendas de veículos novos no mercado brasileiro, a GM continua mantendo seus modelos mais importantes nas posições de destaque em seus respectivos rankings. O Onix, Onix Plus, Tracker, Montana e S10 continuam sendo constantemente encontrados entre os veículos mais vendidos do país. 


Essa consistência na performance de vendas reflete a preferência dos consumidores pelos modelos da GM, mesmo em um cenário desafiador para a indústria automobilística como um todo.