A Chevrolet S10 2018 está disponível nas versões com câmbio manual ou automático. A grande novidade é que o modelo vem com uma nova tecnologia de transmissão, o CPA (Centrifugal Pendulum Absorber). O recurso deixa o veículo mais confortável, silencioso e econômico. Conheça o mecanismo:

Tudo sobre o CPA da Chevrolet S10 2018

Chevrolet S10 CPA
A Chevrolet S10 2018 está ainda melhor após a grande novidade do CPA (Centrifugal Pendulum Absorber). Trata-se de um recurso que deixa o veículo mais econômico, silencioso e eficiente nas pistas. O mecanismo é instalado no conversor de torque do carro para filtrar as vibrações provenientes das transmissões.
A redução destas vibrações resulta em mais agilidade no veículo. Mesmo em baixas rotações, você terá em mãos um carro que entrega potência e desempenho em qualquer situação de direção.
Você vai sentir a eficiência do CPA nas arrancadas, pois a picape vai embalar mais rápido do que o normal. Neste momento, você não vai ficar com aquela sensação de que o conversor de torque fica patinando.
Nos momentos em que o motor do carro estiver funcionando em baixas rotações, a diferença também será sentida. A vibração do veículo será praticamente imperceptível e você vai notar o silêncio ao dirigir.
Outro grande destaque do mecanismo é a economia. Seu bolso vai sentir a diferença, pois a maior eficiência energética trará uma economia de combustível de 13%. A redução de gastos não afeta o desempenho da picape, pois o sistema aproveita melhor a energia do motor.

Como funciona o CPA na Chevrolet S10 2018?

Chevrolet S10
O CPA funciona com seis pesos, que ficam dentro do conversor de torque. Com cerca de quatro quilos, as peças fazem um movimento de pêndulo e têm como objetivo filtrar as vibrações entre o câmbio e o motor.
No modelo automático da Chevrolet S10 2018, o conversor de torque faz o papel da embreagem nas transmissões de marcha. A peça vem com duas turbinas, uma ligada ao câmbio e outra ao motor.
Ambas as turbinas ficam mergulhadas em óleo. Quando o motor gira, por meio do óleo, a turbina do câmbio também começa a girar e essa força é transmitida para as rodas, o que faz o carro se movimentar. Os pesos pendulares do CPA têm a função de compensar a vibração que seria produzida por esse conjunto.
Outra vantagem deste mecanismo é que as peças do carro ganham mais vida útil. Além disso, o controle do motor fica muito mais fácil em ambientes off-road. Enfrentar ladeiras íngremes ou pistas esburacadas torna-se um desafio simples para quem dirige uma S10 2018 com CPA.