Com este item cada vez mais presente nos veículos vendidos no Brasil, estando presente até mesmo em alguns modelos mais populares, aumentou-se a curiosidade em volta do piloto automático.

Percebendo isso, preparamos este artigo para tratar um pouco de aspectos curiosos e históricos que cercam o piloto automático. Confira.



NOME DE BATISMO

Antes de ser chamado pelo nome como é conhecido hoje, o piloto automático recebeu diversas denominações, como por exemplo Controlmatic, Speed-O-Stat, Touchmatic e Speedostat. Por fim, ganhou a definição de “Cruise Control” (controle de cruzeiro), que no Brasil recebeu a tradução de piloto automático.

MAIS NOVO QUE O CÂMBIO AUTOMÁTICO

O piloto automático é oito anos mais novo que o câmbio automático – outra inovação que revolucionou o universo automotivo. Quem criou o piloto automático foi o engenheiro norte-americano Ralph Teetor, que registrou a patente da invenção em 1945, após se dedicar por 10 anos ao desenvolvimento do sistema.

EUA: O PAÍS DO PILOTO AUTOMÁTICO

Com suas estradas e retas extensas, os Estados Unidos se transformaram na terra do piloto automático. Por lá, a funcionalidade se popularizou, tornando-se exigência prioritária dos motoristas que pretendem adquirir um veículo. Não à toa os primeiros carros a se equiparem com piloto automático são norte-americanos, no caso, o Chrysler New Yorker, o Windsor e o Imperial, em 1958. 

USE, MAS NÃO ABUSE

O piloto automático não é recomendado para todos os momentos e situações. Em caso, por exemplo, de pista escorregadia ou estrada sinuosa, não se deve acionar o piloto automático devido ao risco de se perder o controle do carro. Essa contraindicação vale também para o piloto automático adaptativo, já que ele não é capaz de ler as condições do solo.

“POR FORA”

No Brasil, o piloto automático já está presente na maioria dos modelos acima de R$ 60 mil como item de série. Mas caso o veículo que você tenha escolhido não o contemple, é possível incluí-lo como um kit opcional cujos valores superam os R$ 5 mil. É, também, possível instalá-lo de forma avulsa, mas as montadoras não costumam recomendar.

PAUSAR EM VEZ DE PARAR

Uma característica que nem todos os usuários sabem é a possibilidade de pausar o piloto automático sem desligá-lo. Para isso, basta apertar o botão de pause, pisar no pedal do freio ou da embreagem (em caso de carros manuais). Portanto, fique atento se o sistema ainda estiver ativado sem estar em uso. Isso pode fazê-lo entrar em operação quando não for desejado. O ideal é sempre desligar o piloto automático quando não houve necessidade.

PARA ALÉM DOS CARROS

Você sabia que o piloto automático é um item já existente nos mais diversos meios de transporte? Isto mesmo! Motos, barcos, navios, aviões já estão equipados com um sistema semelhante, a fim de garantir conforto durante as longas horas ao “volante”, evitando, assim, movimentos repetitivos.

Gostou da nossa lista de curiosidades sobre o piloto automático? Maravilha! Então continue acompanhando o Grupo Saga pelos nossos blogs e redes sociais, onde nossas dicas, novidades e promoções sempre aparecem!