A embreagem do seu Chevrolet manual é um item imprescindível para colocar o carro em movimento, o que, por si só, revela os cuidados que ela merece receber do proprietário.

Afinal, se tiver o seu funcionamento comprometido por mau uso ou desgaste provocado por ações indevidas, a embreagem não só afeta o bom funcionamento do carro como transmite desconforto a motorista e passageiros.

Sem falar que, nessa situação, ela compromete gravemente outros componentes do carro, como a transmissão do movimento do motor para o câmbio – principal função da embreagem.

Dito isso, destacamos algumas dicas importantes para que a embreagem do seu Chevrolet não se desgaste ou quebre precocemente. Vamos a elas.

 

  • Se o seu Chevrolet estiver parado, deixe-o em ponto morto. É desnecessário e causa danos ao veículo mantê-lo engrenado enquanto aguarda a abertura do sinal ou o desenrolar de um congestionamento.

 

  • Outro hábito reprovável de muitos motoristas é o de deixar o pé descansando sobre o pedal da embreagem. Isso afasta o platô do disco, provocando o lixamento do disco, o que, consequentemente, causa superaquecimento do sistema.

 

  • Talvez a mais óbvia das dicas, mas que é importante ser dada, uma vez que há, sim, quem abuse desta prática: jamais arranque com o veículo em segunda marcha. Para isso, use sempre a primeira marcha e assim sucessivamente. O mesmo vale para a redução de marcha, que deve se dar de modo gradativo, sempre de acordo com as rotações do motor.

 

  • Em declives ou aclives, ou seja, sempre que o carro estiver em rampas, utilize o freio de mão para segurar o carro – jamais a embreagem!


  • Acertar a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o carro para arrancar é um passo importante para alcançar o funcionamento ideal da embreagem. Afinal, caso haja muita aceleração e pouca soltura da embreagem, ocorrerá a famosa “queimada da embreagem”, o que resulta em desgaste, além de elevado consumo de combustível.


Agora que já aprendeu a cuidar melhor da embreagem do seu carro, que tal aproveite para curtir a página da Saga Chevrolet no Instagram e fique por dentro de outras dicas automotivas e, claro, das promoções que têm rolado em nossa concessionária.