Picape intermediária chega no ano que vem com motor turbo e versão com câmbio manual

A Chevrolet divulgou imagens inéditas da picape média Montana que será lançada no Brasil em 2023 em uma nova linha. A dianteira era um mistério até então, mas imagens oficiais mostram um visual agressivo que remete aos modelos blazers mais comuns no mercado norte-americano

A Nova Montana tem uma missão muito bem definida. A Chevrolet diz que a picape virá para mudar e redefinir o segmento de picapes compactas no Brasil, onde a Fiat Toro é líder. Embora o foco das fabricantes sejam próximos, a estratégia da marca será relativamente diferente justamente por já ter em seu portfólio o robusto SUV Tracker e uma picape que é referência no mercado nacional, a S10.

A Nova Montana chegará oficialmente em 2023 como uma proposta diferenciada da General Motors em relação ao antigo produto, voltado essencialmente ao trabalho. Essa picape com cabine dupla é classificada pela montadora como média compacta e está posicionada abaixo da S10 para buscar clientes que desejam uma picape diferenciada com poder urbano e off-road.

Neste caso, uma picape super prática de uso diário que pode tanto levá-lo ao shopping quanto aos finais de semana pode levá-lo ao campo ou às cidades litorâneas, ultrapassando desafios que seriam difíceis para modelos hatchback e sedãs.

A picape será desenvolvida sobre a plataforma VSS-F (Vehicle Strategy Set – Front) uma plataforma modular já utilizada pelo crossover Trailblazer, modelo base para a nova Montana, e considerada uma evolução da plataforma GEM, dos modelos Tracker e Onix.

Exterior e interior

Na frente, o capô é curto, com o pilar A projetando-se muito além do eixo, mas a frente é cônica e tem um conjunto óptico composto por faróis compactos e as luzes diurnas de LED que são o destaque. Este último com lâmpadas comuns, e abaixo - faróis de neblina. Há ainda os novos retrovisores bem largos, as portas com puxadores salientes e a caçamba.

Na carroceria, as maçanetas destacadas e a largura dos retrovisores chamam a atenção. As portas, principalmente as traseiras, são de bom tamanho e o acesso ao interior do veículo é livre de obstruções. O pilar C tem uma extensão que cobre a caçamba, fazendo com que a picape pareça mais alta.

Quanto ao interior, semelhante ao Tracker RS visto recentemente na China, o novo Montana certamente apresenta um cluster digital em conjunto com a multimídia. Por mais que a GM elogie a versatilidade do interior, está apostando em bancos traseiros que possuem compartimentos embaixo. Por exemplo, tem mais porta-trecos em comparação ao SUV Tracker.

Falando na suspensão traseira, ela também tem uma viga de torção com braços de arrasto separando as molas e amortecedores, ao contrário das barras de torção em "V" encontradas no Onix e no Tracker. As rodas de liga leve serão de 17 polegadas e os pneus 215/55 R17.

Dimensões

Suas medidas variam de 4,71 m a 4,91 m com distância entre-eixos de 2,57 m, o que significa mais espaço para o fabricante trabalhar e dimensionar o espaço interno e mais conforto para os ocupantes, principalmente nos bancos traseiros desta picape cabine dupla. Com cerca de 1,70 metros de altura, o modelo tem não apenas a largura, mas também um bom tamanho e uma caçamba bastante espaçosa, que estimamos em quase 900 litros.